Centrais sindicais farão ato unificado e nacional dia 16 de agosto – nenhum direito a menos!

jul 28, 2016

Feteerj e sindicatos filiados convocam os professores a participar

A Federação produziu o “Feteerj Informa” para divulgar as mobilizações nacionais de 16 de agosto, convocadas pelas Centrais sindicais contra o desemprego, contra a reforma da previdência pretendida por este governo interino e ilegítimo; abaixo, reproduzimos o texto e a cópia do panfleto, que também será distribuído pelos sindicatos e Feteerj em todo o estado.

Rumo à mobilização unificada dos trabalhadores em todo o país – nenhum direito a menos!

A Feteerj – Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro – e os sindicatos filiados convocam os professores a se unirem à manifestação nacional e unificada dos trabalhadores, convocada para o dia 16 de agosto, em defesa de empregos, direitos e da Previdência Social. A convocação está sendo feita pelas maiores centrais sindicais: CUT, FORÇA SINDICAL, UGT, NOVA CENTRAL, CTB, CSB, CGTB e CSP CONLUTAS.

No dia 16 de agosto, ocorrerá uma Assembleia Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, em São Paulo, em que as Centrais darão o seguinte recado: nenhuma delas aceitará negociar com este governo ilegítimo e interino a retirada de direitos.

Para as Centrais, o governo interino não tem apresentado propostas capazes de promover o desenvolvimento sem seguir a cartilha fracassada de jogar a conta no colo dos trabalhadores.

Nenhum direito a menos

Os trabalhadores brasileiros não aceitarão uma reforma da Previdência com o aumento da idade mínima e que venha a igualar a idade para aposentadoria de homens e mulheres. Além disso, não aceitaremos desvincular a aposentadoria do salário mínimo, o que seria uma tragédia para milhões de pessoas! Afinal, querem melhorar previdência? Basta cobrar a divida de quem sonega.

É inaceitável, também, discutir propostas que sobreponham o negociado pelo legislado, medida que permitiria a quebra de regras como o pagamento de 13º e férias em bases onde o sindicato não tem a mesma força do patrão. Por isso mesmo, a Feteerj e os sindicatos filiados repudiam o desmantelamento atual da Justiça do Trabalho.

Dessa forma, nos unimos às Centrais sindicais na organização para realizar a greve geral em defesa do emprego e dos direitos dos trabalhadores – se mexerem em nossos direitos, temos a obrigação de dar uma resposta à altura!

Vamos lembrar, também, que no estado do Rio os professores da educação básica e da educação superior vêm sofrendo este ano com uma conjuntura duríssima, obrigando os sindicatos a uma luta diária pela manutenção de direitos, como também com a própria manutenção dos empregos.

Esta luta, sabemos todos, é de cunho nacional. Por isso mesmo, reafirmamos a convocação para que a categoria se una ao movimento convocado pelas Centrais no dia 16 de agosto, rumo a uma mobilização nacional – nenhum direito a menos!

Feteerj
Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro (Sinpro Rio);
Sindicato dos Professores de Niterói e Região (Sinpro Niterói);
Sindicato dos Professores de Nova Friburgo e Região (Sinpro Nova Friburgo);
Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região (Sinpro Petrópolis);
Sindicato dos Professores da Região dos Lagos (Sinpro Lagos);
Sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sinpro Macaé);
Sindicato dos Professores da Costa Verde (Sinpro Costa Verde);
Sindicato dos Professores do Norte Noroeste Fluminense (Sinpro NNF);
Sindicato dos Professores da Baixada Fluminense (Sinpro Baixada);
Sindicato dos Professores de Campos e S.J. da Barra (Sinpro Campos e São João da Barra).