Momento da leitura da tese guia do Consind

O 7º Conselho Sindical da Feteerj (7º Consind) foi realizado de sexta a domingo (21 a 23 de julho), no Rio de Janeiro, e teve a presença de cerca de 100 professoras e professores das escolas privadas de nosso estado, eleitos delegados de base pelos dez Sindicatos de Professores filiados à Federação.

Com o tema “Resistir é preciso”, o 7º Consind discutiu na abertura, sexta (21), nas duas mesas de debates no sábado (22) e na plenária final de domingo (23) a conjuntura política e trabalhista de nosso estado e também a conjuntura nacional. O Conselho também homenageou o escritor negro e carioca Lima Barreto, como um símbolo que expressa a resistência da classe trabalhadora aos tremendos desmandos sociais, políticos e trabalhistas que vêm sendo aplicados pelo governo golpista de Temer.

Veja o vídeo do 7º Consind da Feteerj.

Estiveram presentes aos debates, convidados pela Feteerj, o presidente da CUT-RJ, Marcelo Rodrigues; o presidente da CTB-RJ, Paulo Farias; e o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, a qual a Feteerj é filiada. Além deles, participaram dos debates as professoras Malvina Tuttman (Conselho Nacional de Educação) e Adércia Hostin (Contee); e o economista José Luiz Fevereiro.

Na fundamental mesa sobre a sustentação financeira das entidades sindicais após a reforma trabalhista participaram do debate, além do coordenador da Contee, Gilson Reis, os professores Celso Napolitano (Fepesp/Diap) e o professor José Ribamar (Contee).

No domingo (23), foi realizada a plenária final, em que foi definido que em setembro a Federação realizará um seminário com a sua diretoria colegiada para discutir a conjuntura nacional, tendo em vista os desdobramentos da reforma trabalhista e a provável publicação de uma Medida Provisória pelo governo com adendos à reforma. O documento com as decisões do Consind também será aprovado nesse seminário.

As fotos da abertura do Consind podem ser vistas e baixadas na conta oficial da Feteerj no facebook.