Feteerj pede a mediação do Ministério Público do Trabalho para celebrar acordo com o SESI

set 27, 2016

Empresa não quer repor perdas inflacionárias

A Feteerj protocolou no Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) um pedido para que o órgão faça a mediação para a celebração do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) entre a Federação, os sindicatos filiados e o SESI/Firjan.

O pedido decorre do fato de que após várias reuniões entre as partes a empresa recusou a proposta da Federação de recompor as perdas inflacionárias que os professores que trabalham nas escolas do SESI sofreram no período de 2015/2016.

Dessa forma, a diretoria colegiada da Feteerj deliberou, na reunião realizada dia 22 de setembro, por formalizar o pedido de mediação do MPT-RJ para buscar a celebração do ACT de cada sindicato com o SESI.

Trata-se de uma ação da Federação que visa, fundamentalmente, garantir o direito mínimo dos professores que trabalham nas escolas do SESI de terem uma reposição das perdas inflacionárias – direito este garantido em lei.

Vamos lembrar que em São Paulo, a Fepesp também entrou com um pedido de mediação no TRT-SP e Delegacia Regional do Trabalho para que o SESI/FIESP pagassem as perdas, o que foi conquistado – leia mais aqui.

Garantir a reposição das perdas é um direito que os professores não podem abrir mão! Principalmente em uma conjuntura política/econômica que se avizinha muito ruim para todos os trabalhadores brasileiros. Ou seja, se hoje abrimos mão de receber o mínimo, aquilo que é garantido em lei, amanhã poderemos sofrer ataques muito piores.

Por isso, a Feteerj mantém a reivindicação de reposição integral das perdas salariais (11,08%) e a manutenção das cláusulas do acordo coletivo de 2015.

Vamos rememorar o que o SESI/Firjan ofereceu: a empresa iniciou a negociação oferecendo 0% de reposição; em seguida chegou a propor um indecoroso reajuste de 7% este ano, condicionado à absurda redução de 5% em 2017. Agora, como proposta final, propôs 9,24% em parcelas: 5% retroativo a 1º de março, mais 2% retroativo a 1º de julho, mais 2% em 1º de novembro, totalizando 9,24% – ainda abaixo da inflação.

Assim, se a Feteerj e os Sindicatos filiados não tivessem insistido em continuar a negociação, provavelmente hoje os professores do SESI teriam tido um reajuste ainda menor do que os 9,24% atualmente oferecidos.

A direção colegiada da Feteerj defende que devemos insistir na negociação e conquistar o que é de direito dos professores do SESI – a reposição da perda total da inflação no período.

A Feteerj e os Sindicatos filiados convocam os professores que trabalham nas escolas do SESI a manter a mobilização!