Feteerj ingressa com pedido no TRT-RJ para participar da ação contra as demissões na Estácio

dez 8, 2017

Ato em frente a uma unidade da Estácio na capital

 

A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (Feteerj) entrou com um pedido no Tribunal Regional do Trabalho-RJ (TRT-RJ), nesta sexta-feira (08), para se tornar assistente litisconsorcial e fazer parte no processo do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio) contra a universidade Estácio, visando suspender e reverter as centenas de demissões de professores feitas por aquela instituição privada de ensino em suas unidades no estado.

Na quinta-feira (7), o Sinpro-Rio conseguiu uma liminar na 68ª Vara do TRT-RJ, suspendendo as demissões na universidade nos municípios pertencentes à área de atuação do sindicato (Rio de Janeiro, Itaguaí, Paracambi e Seropédica).

Com isso, ao ingressar com o pedido para fazer parte do processo, a Feteerj pedirá que o TRT-RJ suspenda as demissões em todas as unidades da Estácio.

Leia também: TRT-RJ concede liminar para o Sinpro-Rio e suspende demissões na Estácio.

A Estácio iniciou as demissões em massa na quarta-feira (6). Em nível nacional, ela teria demitido mais de 1.200 professores, sendo 450 deles somente no estado do Rio, com ênfase na capital.

A Feteerj representa 10 Sindicatos de Professores das instituições de ensino privadas. São eles: Sinpro-Rio, Sinpro Petópolis, Sinpro-Niterói, Sinpro Macaé, Sinpro Baixada, Sinpro Nova Friburgo, Sinpro Lagos, Sinpro Norte e Noroeste Fluminense, Sinpro Campos e São João da Barra e Sinpro Costa Verde.

Os Sindicatos também estão organizando e participando de diversos atos em todo o estado contra as demissões.

Na segunda-feira, dia 11, ocorrerá uma Audiência Pública no Ministério Público do Trabalho, às 15:30 horas (Av. Churchill, 94, 7° andar), para discutir a situação.

Leia também: Alunos da Universidade Estácio de Sá ameaçam abandonar a instituição

 

O Sinpro Lagos apoiou o protesto contra as demissões na Estácio de Cabo Frio organizado pelos alunos